domingo, junho 19, 2011

Existem tipos de felicidade?

Eu tenho uma prima que já surtou com tudo que se pode imaginar com dieta: tomou remédio, fez milhões de dietas mas sempre diz que tem prazer com comida. Uma vez ela tomou tanto remédio que entrou em depressão, e pintou o cabelo de loiro-branco. Quando o marido chegou em casa, imagina o susto?! Ela olhou pra ele e perguntou chorando se estava feio...Claro que ele entendeu exatamente o que estava acontecendo e teve toda paciência do mundo. (abençoado marido). Ela que outro dia me chamou para ir a reunião da herbalife. Outro dia estávamos em um churrasco e tentando nos controlar, falávamos de dieta claro! Ela gastou mais ou menos R$320,00 com os produtos e quando estávamos com o pratinho do almoço ela virou triste pra mim e disse: "Eu não quero mais fazer dieta! Eu sou feliz assim! Meu marido gosta de mim assim!". Fiquei sem saber na hora o que dizer, mas vendo o total esforço dela sem sucesso, disse então para ela deixar tudo pra lá. Ela disse que não aguenta mais as pessoas cobrando, e querendo que ela diga que emagreceu e eu acho que isso deixa ela ainda mais ansiosa. Ela era como eu antigamente: tinha prazer em comer. Hoje continuo tendo, mas é diferente. Embora as vezes eu dê a louca claro! Acho que mais difícil que emagrecer o corpo, é emagrecer a cabeça. Continuo acreditando que é lá que tudo começa. Que nossa grande briga não é contra os molhos, chocolates, carnes, massas, salgadinhos e refrigerantes, mas sim contra nós mesmos. 

O que fazer, o que dizer para alguém que diz ser feliz do jeito que está e este jeito não ter absolutamente nada com o mínimo de uma convencional beleza que admiramos por aí? 

Felicidade...estranho conceito não?


11 comentários:

Patricia disse...

oi amiga, entendo o que vc quer dizer, é tão difícil se aceitar gorda, não porque não gostamos, mas porque temos que agradar aos outros, e quando tentamos mudar, pensamos tb porque? tem que ter um termo médio, ficar falando disso o tempo todo enche, mas tb não podemos enfiar o pé na jaca e desistir, eu particularmente não sou feliz gorda, nem que me digam que sou bonita assim e tudo mais, até por que no meu caso a saúde já me cobrou a conta, bjs e vamos lá mudando a cabeça pra mudar o corpo

Dani Campos [Adeus Obesidade] disse...

Oie...

Concordo quando você diz que tudo começa na cabeça!
Complexo, muito complexo!

Em uma das reuniões do VP que fui, a orientadora disse que gordo tem mania de dizer que tem prazer em comer... Mas prazer em comer, não tem nada a ver com comer até sair rolando. Quem tem prazer em comer, come para viver e não vive pra comer!

E foi dessa mesma orientadora que vem o termo que uso tanto "Gorda Loka"... Ela nunca vai embora definitivamente, a nossa cabeça sempre vai lembrar dos dias que ligamos o F@(*-%e e comemos até rolar, e sempre vai querer repetir!

Droga!
Beijokas

Márcia Souza disse...

Oi Fefa, seu post tem tudo a ver com o que ando pensando ultimamente, até postei a respeito.., tem meninas que praticamente atingiram as suas metas mas não parecem felizes.
Por que será? Será que a "gordura emocional" é bem mais difícil de ser eliminada?
Gostei da tua reflexão!
Bjus ótimo findi.

Dani Almeida disse...

Olá Fefa,

Acho que o grande problema da sua prima é ela mesma, precisa de uma ajuda emocional, que acaba sendo o motivo chave do emagrecimento.

Para mim, a parte emocional ajudou bastante em todo o meu processo de emagrecimento.

Beijos e boa semana!

KARINA G MORAES disse...

é complicado...não sou psicologa..mas acho q o problema da sua prma é psicologico.. mas vamos ver se ea realmete não vai kerer mais fazer dieta... eu pelo menos acho q tem sim muitas gordinhas por aí q são sim lindas.. e admiro akelas q se aceitam do jeito q são.. ja eu não me aceito gorda de jeito nenhum...bjks

Simplesmente Rapha disse...

Fefa, eu me senti um pouco como sua prima. Já fiz de tudo, mas quero ser mais magra. Por mim, mesmo. Meu marido tb me ama assim, mas se eu melhorar, ele não vai reclamar... certo? Enfim, felicidade é algo complicado mesmo. Boa semana!!

Mel Mudanca disse...

Oi Fê..como foi teu finde...
olha eu entendi o que vc disse e entendo ela tb...as vezes colocamos o fato de ficar magra para sermos felizes...colocamos a responsabilidade, ai quando ficamos magras...vem uma depre..pois parece que precisamos sempre ter algo a alcançar...e acredito que seja ate por isso que as vezes olhamos tantas meninas lindas e tristes. e vazias por dentro....mas perfeito esse teu post..faz refletir...asdoroooo, beijaooo, e bom inicio de semana amanha.

Talita Oliveira disse...

Menina, amei essa sua reflexão. Acho que eu antigamente tinha prazer mesmo pela comida e com ctz isso diminuiu muito. Apesar de continuar gostando de comer bem, aprendi que comer bem não significa comer mt nem muito menos comer coisas não saudáveis. Minha salada do Pitts me dá o mesmo prazer do que uma porção de batata frita.

Sobre o conceito de felicidade é realmente algo muito complexo e pouco definitivo, acho que ser feliz ou ainda a felicidade, muda com os dias e com as circunstâncias. Hj acho que um dos motivos da felicidade é aceitar-se e ser aceito pelos outros. E isso combinado, não importa ql tipo físico nem nada, um gordinho feliz consigo mas que se importa com a opinião dos outros coloca aquela opinião como condicionante para sua felicidade, então acho que pra ser feliz é preciso que haja essa casadinha e cada um com seu conceito, com sua vontade e sem o julgamento dos outros, afinal, Nietzsche estava certo em dizer: Não existe certo ou errado, existe o que é melhor pra vc!

:)

Bjs

Thássia S. disse...

iSSO tem tudo a ver com meu novo post! É mt dificil entender pq estamos fazendo isso e qnd a gnt se entender tudo vai fluir mais calmo! e emagrecer acaba se tornando consequencia! #complexo

Deize Cristiane. disse...

Olha, é difícil dizer algo sobre isso, pois eu acho que cada um faz e pensa o que quer, então na minha opinião, se ela realmente esta feliz como esta, se o marido aceita ela assim, então por que começou uma dieta? Por que os outros diziam que ela estava gorda? Que se fe**em os outros, se ela esta feliz assim, para com essa de dieta e vai aproveitar a vida, saboreie cada refeição e fala pra todos que vc não esta mais de dieta. Agora se ela só falou isso da boca pra fora pois não consegue emagrecer, ai a coisa muda e como a Fefa disse tem que começar a mudança pela cabeça, ai vc verá resultado no corpo. E não conta pra todas as pessoas não, pois em vez de ajudar elas só vão querer ver resultados, faça bem quetinha se der certo ótimo se não der ninguém vai poder falar que vc não conseguiu.
Bjus e ótima semana.

Lilian disse...

E dificil flor ela precisa de ajuda pra dar menos importancia para os outro a auto estima dela está muito baixa, não é o marido nem vizinho, que tem que gostar dela do jeito que está e sim ela se gostar do jeito que está se não for assim ela não vai ser feliz nunca.
Terapia pra ela urgente só depois ela vai poder decidir se quer emagrecer ou não.
Bjs