sexta-feira, julho 01, 2011

Para cada exercício, qual o melhor tênis? Não deixa o vendedor te enrolar!!!!

Sofro de um problema chamado "Síndrome da compressão muscular" = trabalhar sentada e ver seu nervo cíatico sendo esmagado te dando uma dor absurda na coluna.

A parte vermelha é o "disco cartilaginoso" que sendo pressionado pelos discos vertebrais, "vaza", comprimindo meu nervo (o amarelinho) que cujo trajeto vai da coluna às nádegas, às pernas e ao calcanhar (dor ciática).
POR CAUSA DISSO, não posso fazer muitos exercício físicos pesados ou de impacto (senão os disquinhos comprimem meu "siliconte vertebral"[Uiiii]. Sacaram? Daí que óbvio vocês não tem nada com isso!! mas como estou pesquisando, vamos partilhar...

Até pra pisar influencia na hora de comprar sapatos ou tênis: Olha só:

Os tipos de pisada
A avaliação leva em conta o conjunto entre o formato do pé e a angulação e movimentação do tornozelo durante a passada. Isso vai influir na pressão que o atleta vai incidir no solado, por isso a diferença entre um tênis para pronador, neutro ou supinador é basicamente voltada às àreas de maior amortecimento.
> Pronação: quando o corredor pisa com a parte de fora do pé e depois rola para dentro;
> Supinação: quando o corredor pisa com a parte de dentro do pé e depois rola para fora;
> Neutro: quando se inicia o contato com o solo do lado externo do calcanhar e então ocorre uma rotação moderada para dentro, terminando a passada no centro da planta do

Existe um exame para saber exatamente seu tipo: O bardômero
A baropodometria é o estudo da pisada, das pressões exercidas por elas e, por consequência, da postura do corpo durante esse movimento biomecânico.





A MELHOR FORMA DE SABER ISTO (SEM FAZER O EXAME BAPHO, É PEGAR SEUS CALÇADOS DE SOLADO RASTEIRO E VER ONDE ESTÃO GASTOS!!!)


Um EXEMPLO: EU
►Eu piso de fora para dentros, então as partes laterais do meu sapato estão gastas.
Meu trajeto: Piso com a parte azul em maior extensão e depois viro o pé pra dentro. LOGO: USO MAIS A PARTE AZUL. VAMOS VER ISSO NO TÊNIS





SACARAM ALI MINHA SEQUÊNCIA? COMEÇO NO 1...2...3 E AS PARTES CINZAS DO TÊNIS REFORÇAM EXATAMENTE O PONTO QUE PRECISO!


O SOLADO DELE MAIS ALTINHO NÃO SOBRECARREGA A COLUNA, TIRANDO A IDÉIA ERRADA QUE USAR RASTEIRINHA ALIVIA A COLUNA!!!![MAS QUE SALTÃO TB NÃO AJUDA]


Então amigas, antes de ir comprar um novo tênis para começar os esportes, não vá tanto pela beleza e sim pela funcionalidade dele e de acordo com sua condição postural!!!! E VAMOS QUE VAMOS, porque eu não vou dar A PARTIR DE R$100,00 [NO mínimo] em um tênis sem saber pra quê tô usando né be? Isso não é chic!!!!!

Depois não vem reclamar de calos, joanete, cifose, lordose, cifose que não dá né?!!! aí você "sifoide" né be?!

Se souberem de algum bapho sobre tênis e afins, me contem!!!!
Eu tô dividindo com vocês o que estou lendo porque sou com a globo:

Bjus com sabor de refresco de umbu depois do exercício!
Tô MEGA em falta com as visitas!
Mas neste fim de semana vou no barracão docêis!!!
Fonte: google.[mistura de vários sites e blogs]
Um deles: http://bemstar.globo.com/

13 comentários:

Rachel disse...

Hum, adorei mesmo a matéria sobre tênis!!! Passando pra desejar um fim de semana pra lá de divertido!!!

Patricia disse...

Amiga adorei o post, tô atrás de um tênis novo, já que o meu por ser uma pisante pronadora kkkk, esta gasto nas laterias, e talvez por isso a distenção na panturrilha, e suas dicas foram ótimas, agora já sei o queprocurar né? e ninguém vai me enganar, bjs e bom fim de semana...

Márcia Souza disse...

Fefa, se eu tivesse me ligado nisso antes não teria sofrido tanto!
Essa semana eu finalmente, recebi o meu tênis que havia ganhado em uma promoção da Shape, o FiveFInger. Ainda não tive oportunidade de experimentar mas, dizem que depois que a gente acostuma é uma experiência ótima, é como correr descalça.
Tive sérios problemas por usar um tênis inadequado, estou sofrendo as consequencias até hoje. Esse modelo novo que ganhei é sob medida...vamos ver!

Um beijo grande e um ótimo final de semana, beeeem produtivo!

Andrea disse...

É SEMPRE BOM PARTILHAR ESSAS COISAS,AGENTE NUNCA SABE SE UM DIA ISSO PODE ACONTECER COM AGENTE!
EU ADOREI,TENHA UM BOM FIM DE SEMANA,BJINHOS!!!

Betty Gaeta disse...

Oi Fefa,
É mais fácil vc perguntar o que não fiz para emagrecer, pois fiz de tudo. Só não passei fome, ms vontade passei de monte!
Bjkas e um final de semana maravilhoso para vc.

www.gosto-disto.com

Renata Alves disse...

Muito BOA ESSE MATÉRIA!!!JÁ TEMOS QUE IR NA LOJA COM ALO EM MENTE!!

Mel Mudanca disse...

Oi A M I G A !!!

Passando aqui, primeiramente para te deixar um beijo especial...dizer um muito obrigada pelo recadinho..e que vc saiba que os teus recadinhos são valiosos para mim..eles que me ajudam a não ficar triste ou anciosa muito além da conta viu. ** Esta sendo complicado , mas tudo se ajeita..hehe..e no fundo isso é bom viu...mudar...ver pessoas diferentes..acho que precisava sim. Um beijao, otimo final de semana...
***gostei da materia do tenis...legal hem

Lilian disse...

Muito legal nunca tinha me atentado a esse lance do pé, eu nunca pude usar tenis shing ling e nem plano (tipo all star) eu sempre gostei de usar chuteira então não posso nem pensar que doi meu tornozelo então evito, fui olhar meu tenis agora e ele gasta bem no calcanhar na planta nem parece usado engraçado né, coincidiu de o tenis que estou ser o Fila power W e ele tem um o calcanhar mais elevado muito legal, eu nem sinto que estou usando.
Bjs Gata!!!

Helena disse...

Oi,

Amei seu seu blog e resolvi seguir. Eu também estou
numa dieta de emagrecimento. Em busca da RA. venha me visitar mas vezes eu vou adorar. Afinal, nada melhor que uma opinião de alguém que tem os mesmos interesses e dificuldades de nós, não é mesmo?

bjs

adorei mesmo a matéria sobre tênis!!!

KARINA G MORAES disse...

menina adorei seu post..adorei a dica .. vou olhar na sola dos meu sapatos.
bjks

Mel Mudanca disse...

Amiga, Boa tarde de Domingo !!!
Espero que esteja bem viu...
Passando para te deixar um oizinho..dizer que tô em falta com teu blog..mas que cnntinuo aqui viu...ando visitando menos, mas não esqueço de vc... Mil beijus..., fica com Deus. e Adoro ocê..hehe....

¨A melhor αlegriα dα vidα é sαber que nuncα estαmos só, que α cαdα momento renαscemos pαrα α vidα e em cαdα renαscer brotα α αlegriα de sαber que existem pessoαs como você! com um jeito único & especiαl :) gαrotα αdmirável, que ireii levαr prα sempre no meu corαção....

Juliana disse...

Oi amiga, um bom tênis é muito importante, evita possíveis lesões, causam um conforto e muitas vezes ajudam no desempenho da AF.


Legal vc dividir isso !!!


beijos

Deize Cristiane. disse...

Ótimo post sobre tênis, eu piso super torto, a sorte que neste tênis não aparece muito, mas já tive calçados de ficar gasto de um lado e do outro não.Vou observar bem antes de comprar outro.
Bjus e ótima semana.