Trocas Vantajosas
Salgados
- Sempre que uma receita pedir para cozinhar ou fritar alguma coisa em óleo, substitua por caldo de legumes, carne ou frango, de preferência, light. As porções se eqüivalem.
- O caldo excedente pode ser congelado em formas de gelo. Depois, guarde os cubinhos no freezer para uso individual, quando necessário.
- Se houver maionese entre os ingredientes, troque pela mistura de queijo cottage com iogurte natural desnatado.
- Ou emagreça a maionese: em vez de colocar 1 xícara de maionese, separe ½ xícara do produto e complete com água. Se ficar com uma consistência muito líquida, adicione um pouco de água fervendo. Com o choque térmico, a maionese volta a encorpar. E as calorias caem pela metade.
- Ao preparar omelete, no lugar de três ovos inteiros, use uma gema para três claras. O sabor fica ótimo! E o alimento, muito mais saudável.
- Experimente um jeito "light" de fazer ovo frito: ponha uma vasilha refratária sobre uma panela de água fervente. Deixe aquecer. Sem usar óleo, quebre o ovo sobre o recipiente. Em poucos minutos, terá seu ovo estrelado. Se preferi-lo com aparência de cozido, tampe o refratário.
- Para obter um empanado mais saudável, passe o frango ou a carne na clara do ovo e use farinha integral (por conter fibras, aumenta a saciedade). Depois, em vez de fritar, asse no forno para ficar crocante.
- Quando cozinhar ou assar frango e carne dentro da cozinha light, isto é, com pouquíssimo azeite ou óleo, use fogo baixo, para não ressecar, e prefira a panela de ferro, para realçar o sabor.
- O frango ficará mais dourado se, antes de levá-lo ao fogo, for pincelado com suco de laranja.
- Ao preparar hambúrgueres, em vez de jogar óleo na frigideira, polvilhe levemente a carne com sal. Assim, eles fritam no próprio caldo, sem grudar.
- Para tornar pratos de carne picada ou moída mais saudáveis, coloque a carne dentro de um recipiente refratário, tampe e leve ao microondas na potência máxima por 6 minutos. Interrompa na metade do tempo para mexer. No final, retire do forno e escorra bem a gordura, Depois, cozinhe a carne como preferir, no fogão convencional ou no microondas.
- Nos canapés ou nas saladas troque os crótons por legumes como cenoura, beterraba, pepino em rodelas ou palmito fresco, ao natural ou, se preferir, temperados com sal, pimenta e ervas.
- Ao montar barquinhas recheadas, lembre-se da endívia.
- Para evitar que os cruditès escureçam, passe-os pelo limão.
- Amasse as batatas e prepare a salada, utilizando mostarda Dijon em vez da gordurosa maionese;
- A maçã tem um gosto adocicado especial que realça o sabor do repolho. Experimente misturar os dois.
- Descasque o chuchu sob a água corrente para evitar que grude nas mãos.
- Para amarrar qualquer comida não se esqueça de desidratar antes. Por exemplo, pegue o dill ou a cebolinha, ponha em um saco bem fechado sem ar e deixe no microondas por 3 minutos.
- Se as folhas da salada ficarem murchas, para reavivá-las mergulhe-as em água quente por 1 minuto. Escorra. Depois coloque-as em água gelada com um pouco de vinagre, por mais 1 minuto. Sua aparência ficará incrível!
- Escolha tomates mais maduros, que são menos ácidos. E se mesmo assim o molho ficar ácido, pingue algumas gotas de adoçante, para quebrar a acidez desse legume.
- Quando fizer molho branco para massas, substitua o creme de leite tradicional (90 gramas de gorduras) pelo leite evaporado desnatado (3 gramas de gorduras). Fica exuberante!
Ou então misture 2 copos de leite desnatado com 2 colheres (sopa) de margarina light e 1 colher (sopa) de farinha. Esse molho branco magro tem quase metade das calorias do tradicional: 286 contra 556.
Outra maneira de substituir o creme de leite tradicional é batendo no liqüidificador 250 ml de leite desnatado com uma fatia de ricota (40g). Esta receita caseira de creme de leite light tanto pode ser usada para preparar doces e salgados: bata no liqüidificador 200 ml de água e 2 colheres (sopa) de leite em pó. Junte aos poucos 200 g de ricota fresca até obter o ponto de creme. Para o strogonoff, coloque sal e não deixe ferver. Para doces, adicione adoçante e 1 colher (chá) de baunilha.
- Para emagrecer a lasanha, troque algumas camadas de massa por fatias de legume como berinjela ou abobrinha. Ajudam a dar volume e reduzem de 30 a 40% o valor calórico da receita.
- No lugar de queijo parmesão, polvilhe farinha de rosca nos pratos.
- Substitua o atum em óleo (340 kcal) por atum conservado em água (160Kcal). Tempere com limão e junte queijo cottage. Fica uma delícia!
- Não esqueça de cozinhar o camarão antes de grelhar, senão ele soltará água, o que o deixará mole.
- Troque o salame (308 kcal) por peito de peru defumado (93 kcal).
- Prefira lingüiça de peru ou frango, por serem menos calóricas. Na hora de preparar, ferva a lingüiça em um pouco de água. Quando a água secar, deixe que ela frite na própria gordura. Assim, não precisa acrescentar óleo.
- Experimente assar champinhon ou shimeggi com shoyo em barcas de papel alumínio bem fechadas. Ficam saborosos!
- Substitua a batata souté (42 calorias) por melão (8 calorias). Faça bolinhas da fruta com um boleador do tamanho da batata cozida. Mergulhe as bolinhas no caldo de legumes e deixe gelar por 12 horas, escorra. Leve ao fogo para dourar numa frigideira com um pouco de caldo de legumes, sacudindo sempre para não grudar. Salpique sal e pimenta a gosto e sirva.
- A abóbora ajuda a estimular o metabolismo assim como a bebida alcoólica o desacelera. Use e abuse desta hortaliça.
- Existem várias formas de deixar um caldo mais leve: coá-lo num pano embebido de água gelada (a gordura fica presa no pano); mergulhar na panela da sopa alguns cubos de gelo e retirá-los logo, antes que derretam (a gordura adere ao gelo); e, finalmente, colocar uma folha de alface no caldo depois de pronto e tirar pouco depois (a verdura retém a gordura).
- Quase sempre, o açúcar é o vilão na hora do doce, mas lembre-se que na comida salgada, a farinha refinada é tão inimiga da boa forma quanto ele. Prefira a farinha integral, que demora mais tempo para digerir, prolongando a sensação de estar satisfeito.
Doces
- Há vários adoçantes no mercado: aspartame, sacarina, ciclamato, estévia etc. O melhor jeito de escolher é experimentar até descobrir o que mais lhe agrada. Importante: você deve sentir o sabor do alimento, não do adoçante.
- Quanto mais açúcar você usar num prato, mais doce ela ficará; quanto mais adoçante puser, mais amargo. Portanto, use o substituto do açúcar com moderação. Coloque uma colherinha, teste e, se for preciso, aumente aos poucos
- Na hora de fazer um bolo, o açúcar faz falta. Ele ajuda a massa a crescer. Para substituí-lo, junte leite em pó com fermento.
- O bolo ficará mais magro se em vez de 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo você puser 1 xícara (chá) de purê de frutas, como maçã, pêra ou ameixa.
- Metade da manteiga solicitada na receita do bolo também pode ser trocada pelas frutas. Nesse caso, use o dobro. Por exemplo, se a receita pedir 4 colheres de manteiga, você coloca apenas 2 de manteiga e no lugar das outras 2 adiciona 4 colheres de purê de frutas.
- Em vez de untar a assadeira, experimente forrá-la com papel manteiga.
- Se enjoar da gelatina diet convencional, depois de pronta que tal batê-la no liqüidificador para obter uma excelente mousse? Querendo incrementar, junte iogurte natural desnatado adoçado com adoçante e bata mais um pouco. Para o toque final, acrescente 1 colher (sopa) de leite em pó light. A mousse ficará mais aerada.
- Batidos bem gelados, água e leite em pó formam picos semelhantes ao do creme chantilly;
- Se quiser endurecer um doce, para cortá-lo em pedaços, por exemplo, experimente cremor tártaro ou ágar-ágar.
- Para deixar o doce lisinho, utilize bicarbonato de sódio.
- Um doce mais brilhante é obtido com a adição de pectina.
- Já os docinhos ficam mais brilhantes se forem pincelados com a mistura: dissolva geléia em água, leve ao fogo, mexendo sem parar, ferva e use.
- O queijo mascarpone, usado para fazer o tiramisu, doce típico italiano, pode ser substituído pelo cream cheese light. Tem pouco sal e é ideal para sobremesa;
- Em vez de calda de chocolate, experimente fazer uma calda de morangos, por exemplo, com geléia diet dissolvida em água.
- Os sucos extraídos das cascas da maçã e do figo são excelentes espessantes para geleias e pratos salgados.
- Para obter uma bebida refrescante (e pouco calórica) misture à água com gás gelada 3 colheres de suco de laranja ou maçã ou gotas de limão.
- Suas bebidas ficarão mais bonitas e saudáveis se em vez de pedras de gelo você usar frutas miúdas congeladas: ameixa, morango, etc. Ponha no congelador até endurecer bem e sirva no suco de fruta ou mesmo na água. A fruta não deixa a bebida aguada quando começa a descongelar.
Fora de Casa
Quando for a um restaurante, você não precisa se privar de tudo que tiver vontade. Coma com prazer, fazendo algumas trocas vantajosas:
- Se provar o pão do couvert, não peça arroz ou batata para acompanhar o prato principal. Caso sua escolha seja massa, diminua a quantidade.
- Os petiscos da entrada estão tentadores? Tudo bem. Mas no próximo pedido contente-se com meia-porção.
- Não dá para resistir à massa com molho branco? Então não acrescente azeite, nem polvilhe com queijo ralado.
- Está com desejo de comer picanha? Mate sua vontade, mas antes retire a capa de gordura e deixe-a de lado.
- Tomou um coquetel de frutas com álcool? Esqueça a sobremesa.
- A sobremesa é imperdível? Dispense aperitivos e bebida alcoólica.
- Numa lanchonete, prefira sanduíches feitos com versões light de pão integral (tem mais fibras) e peito de peru (tem menos calorias que o presunto, a mortadela e o salame. Esqueça a maionese e os queijos gordos. Peça mussarela e uma verdura: em geral o que se coloca é o alface, mas se tiver rúcula ou agrião, seu sanduíche fica ainda mais saboroso e saudável.
- Para não comer demais numa festa, antes de sair de casa tome uma sopa de legumes. Depois, aproveite: esqueça a comida e converse com os amigos, dance e se divirta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário